quinta-feira, 30 de junho de 2011

O autocontrole vale mais que a inteligência


http://www.melhorpapeldeparede.com/images/neve-1144.htm

Pesquisas divulgadas recentemente, como a da psicóloga Terrie Moffitt, da Universidade Duke, nos Estados Unidos (cf. Dimenstein, Folha de S. Paulo de 26.06.11, p. C12), universidade que se notabilizou mundialmente pelos estudos na área da neurocência (aliás, é lá que está Michel Nicolelis, que é um forte candidato a se converter no primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Nobel), revelam que o autocontrole (para nossa carreira de sucesso) supera a inteligência.
Um estudo, baseado em 30 anos de observação, com 1.037 pessoas, desde a primeira infância até os 32 anos de idade, veio confirmar a importância distinguida do autocontrole para o sucesso acadêmico ou profissional.
Por quê? Porque quem conta com autocontrole consegue administrar, com mais eficiência, os impulsos, os instintos, conquista maior concentração (nos estudos, nos projetos etc.), ou seja, é mais focado, está mais disposto a perseverar (lida melhor com o sacrifício da preparação para uma prova, uma tese, um empreendimento etc.) e aprende a gerenciar com mais naturalidade as frustrações e os fracassos, que vão acontecendo ao longo da nossa luta pelo objetivo traçado. Perder uma batalha ou algumas batalhas não significa perder a guerra! Não passar numa prova ou num exame não significa o fim da vida. Tudo isso faz parte do sucesso. Manifeste. Dê sua opinião.

Por Luiz Flávio Gomes

2 comentários: